top of page

​

Encontros com o objetivo de socializar informações a respeito dos percursos de grandes mestres das artes cênicas, a partir da necessidade do estudo das técnicas artesanais e da história da arte. A programação receberá artistas notáveis, que compartilharão não apenas informações acerca das suas obras, mas, principalmente, das suas trajetórias, do caminho que percorreram até chegarem ao seu momento atual. Com curadoria e organização de Calixto de Inhamúns. A programação especial teve as presenças de Luís Alberto de Abreu, Maria Thaís, Zé Carlos Machado, Rosi Campos, Umberto Magnani e Christiane Tricerri.

Caminho do artista

Leituras Dramáticas

​

Realizado pela Escola Viva de Artes Cênicas, o projeto apresenta, mensalmente, leituras dramáticas de importantes textos do teatro mundial, seguidas de exposição teórica e bate-papo. Projeto idealizado por Sandro Coimbra, realizado regularmente nos últimos anos na Biblioteca Monteiro Lobato. As leituras são abertas a quaisquer interessados.

Semana da Dança

​

Semana da Dança Atividades e espetáculos, sempre com enfoque na abordagem dialógica, que busque os aspectos formativos e reflexivos. Os pontos principais são o envolvimento de outras pessoas que praticam a dança na cidade, estabelecendo contato e ampliando redes de mobilização na cidade, pensando propostas coletivas. Em 2014 o tema foi Novos lugares para a Dança e em 2015 Novos olhares para a Dança. Em 2016 foram realizados encontros abertos pela Escola Viva de Artes Cênicas.

Fóruns em torno de temas específicos (com participação de convidadxs) com objetivo de contribuir para a formação de pensamento crítico, em consonância com as questões vivenciadas na cidade e no âmbito mais expandido da arte e da cultura.

​

Viva Filmes Exibição de filmes alusivos ao universo das Artes, com parte teórica que contextualize histórica e esteticamente, com o objetivo de ampliar o repertório e visão crítica a respeito do fazer artístico.

Viva Filmes

Encontros Críticos para Discussão

de Políticas Públicas

Sequências de encontros com o intuito de elaborar pensamentos coletivamente, em consonância coma realidade local, em busca de alternativas para a produção artística. Temas como Ditadura civil-militar e processo de redemocratização; Editalização e neoliberalismo; e Condições de produção e possibilidades de criação foram abordados em 2015.

 Fórum permanente é uma ação entre as escolas livres - ELT, ELD, CLAC e Escola Viva de Artes Cênicas - que tem por objetivo um debate contínuo sobre a importância política dos projetos livres nos contextos que os cercam. Os debates tem a periodicidade de 15/15 dias em cada uma das escolas e prevê que de 2/2 meses aconteça um encontro geral entre aprendizes e mestres dos 4 projetos livres do estado de São Paulo, com objetivo de estabelecer vínculo de auto-fortalecimento entre as escolas livres, fomentar a prática do debate e produzir um encontro capaz de produzir alternativas de sobrevivência entre os projetos.

​

Fóruns Temáticos

Fórum Permanente

bottom of page